spot

Ponto prévio – Correm à boca grande boas referências acerca do Spot São Luiz. Aproveitei o Lisboa Restaurant Week e por lá me decidi apresentar.

Após ter iniciado este desafio pessoal de escrever sobre comida e restauração comecei a despertar para pormenores que usualmente menosprezava ou menorizava. Comecei a perceber que muito do cuidado e garbo com que a comida chega à mesa de um restaurante pode ser avaliada pela apresentação de uma salada. E aqui esta apresentação revelou-se fresca, harmoniosa e saborosa. Maior parte das vezes a sujeição a saladas desenxabidas e preparadas a descuido é a regra num estabelecimento de restauração.  A salada de que se fala dispunha-se no mesmo prato que a entrada, Bolinhas de Alheiras de Caça com couli de laranja. Muito saborosas com alguns frutos secos a surpreender com delicadeza a prensa maxilar.

Entre as entradas e o prato principal despontam as primeiras referências ao serviço. Embora, a simpatia e a discrição se revelassem normas durante boa parte do repasto, passaram largos minutos entre entradas, pratos principais e sobremesas. Talvez aqui haja motivos para se reverem os processos de articulação entre cozinha e sala. Nomeadamente na gestão dos tempos entre pedidos à cozinha e apresentação dos pratos à clientela. Em compensação, a troca de cinco copos de vinho foi feita por três empregados em simultâneo. Uma ligeira disparidade na diligência entre duas intervenções distintas do serviço.

De permeio entre entradas e sobremesas aterra à mesa um Cachaço de Porco em Rojão sobre Risotto de Parmesão e Maçãs verdes ao vapor. A carne macia, desfez-se na boca a toda a garfada. Mas o que merece mesmo destaque neste prato foi o risotto de parmesão. Granulado suave e sabor cheio de novidade. Experiência altamente recomendada.

Encerrando, Brownie de chocolate com gelado de baunilha. Grande intensidade de sabor a chocolate saciando com plenitude a restante gula da refeição.

Nos copos uma das melhores relações qualidade/preço que circulam por aí, Esteva tinto. Cumpre a função com brio e não desmerece para muitos vinhos bastante mais onerosos que andam pelas cartas de vinho da restauração.

O espaço é elegante, confortável e decorado com gosto. As pessoas que se apresentam no restaurante são bonitas e sofisticadas. Muita da freguesia que por ali correspondia à clientela que finaliza tardes Outonais de Sábado numa esplanada do Chiado.

Uma última referência para o ambiente sonoro que por ali se vivia. Audições de lounge e downtempo a largos espaços decalcadas das minhas próprias audições habituais. E isso é daqueles valores extra que é sempre bom saber onde se podem encontrar.

O Spot São Luiz está na moda. Com alguns reparos no serviço, merecerá estar.

Anúncios